quinta-feira, dezembro 22, 2005

 

QUESTÕES RELEVANTES QUE NECESSITAM ESCLARECIMENTOS

Questões relevantes que necessitam esclarecimentos:

O complexo da antiga cervejaria Brahma, tem condicionantes que é do conhecimento do proprietário mas, pasmem, é descomprida pela Prefeitura Municipal, desde a Administração anterior. A área, já na vigência da Lei Complentar 49/59 é area funcional de preservação cultural, como marco histórico da cidade de Porto Alegre.

Senão vejamos:

a - O complexo foi mantido no atual Plano Diretor, portanto lei, e foi incorporado no Estudo das Áreas Especiais de Interesse Cultural, elaborado a cêrca de tres anos pela SMC e UNIRITTER. Portanto, as novas edificações pretendidas não estão previstas e a área está protegida pelo Decreto Municipal 14.530, em vigor. Mas a SPM liberou EVU, contrariando o Decreto para edificação de um prédio para instalação da OSPA, grande aspiração dos gaúchos, e agregado a um edificio garagem. Esta é a primeira questão.

b - Com o desmembramento da área de construção da OSPA, a Prefeitura comete a segunda irregularidade. Áreas de preservação não estão sujeitas a retalhamento.

c - O terreno do complexo é privado, mas os recursos são públicos. O terreno liberado para registro no Registro de Imóveis, para edificação da OSPA ainda tem cláusula de uso por trinta anos e, após, as benfeitorias feitas, reverterão ao proprietário original ou a seus descendentes. Foi-se a OSPA. Isto tem que deixar bem claro.

d- O impacto ambiental e de vizinhança vai estar presente com a concentração de 1.500 pessoas a mais, nos dias de funcionamento da OSPA, ou outros eventos libarados pelos seus responsáveis. Mais ainda a construção de espaço vertical para cerca de 600 carros e mais o que estacionar nos arredores, em especial, na rua Gonçalo de Carvalho. São projeções muito além do previsto e o que não desejaria provavelmente a EPTC. Este é um processo delicado e de difícil avaliação, para o espaço disponível do entorno e ambiências e seus ruidosos desdobramentos.

Em nenhum momento foi acionado o Estatuto da Cidade, que exige a participação efetiva das comunidades, na participação em todas as gestões, em todos os atos e divulgação dos estudos elaborados. Isto não foi feito. Sómente a um pequeno grupo foi dado este privilégio.

Todas as explicações até agora divulgadas, foram insuficientes, evasivas e alegam que estão cumprindo a Lei.

Informamos a todos os interessados que, diante dos contraditórios, há processo em andamento no Ministério Público, para o devido exame e procedimento. Até lá nenhuma pedra poderá ser erguida para as novas construções. ISTO ESTÁ DESCARTADO. Além do mais, este projeto, por utilizar recursos públicos, tem que ser submetido a concurso público, não interessa as condições destes recursos. Vamos dar prosseguimento ao projeto vencedor já existente para a área do porto, que é bonito, espraiado e não aceitar o proposto que é encravado na parede cega de um edificio, por não haver outro local disponível no complexo do Shopping Total, ex-Patrimônio Cultural a preservar.

*Colocações do arquiteto Nestor Ibrahim Nadruz (Coordenador do Movimento Porto Alegre Vive, representando 30 Entidades Comunitárias), dia 20 de dezembro, quando da Audiência Pública promovida pela SMAN sobre o projeto OSPA.


quarta-feira, dezembro 21, 2005

 

Audiência pública para debater Ospa reúne 400 pessoas

A conclamação que o maestro Isaac Karabitchevsky fez à população para comparecer à audiência pública sobre a Sala Sinfônica da Ospa deu resultado. Cerca de 400 pessoas superlotaram o Salão Paroquial da Igreja Batista na noite desta terça-feira, 20 de novembro. Eram músicos, estudantes, vizinhos, simpatizantes da orquestra, arquitetos, funcionários da Prefeitura. O público começou a chegar por volta das 19h e a reunião acabou depois das 23h.

Integrantes da Associação Cristóvão Colombo, da Prefeitura e do Shopping Total também participaram da mobilização para atrair público – todos favoráveis à construção de uma sede para Orquestra Sinfônica no terreno da antiga cervejaria Brahma.

De outro lado, moradores da rua Gonçalo de Carvalho e entorno, que são contra o prédio no local proposto, também compareceram, apoiados pelo Movimento Porto Alegre Vive. Parecia campanha eleitoral, teve até o corpo a corpo de militantes com as pessoas que iam chegando.

Cartazes eram exibidos, adesivos eram colados no peito de quem aparecia – um dizia “SOS Gonçalo de Carvalho”, o outro “Sim à cultura, sim à Ospa”.

Matéria do Jornal JÁ de autoria de Guilherme Kolling
Leia na íntegra clicando aqui.

sábado, dezembro 17, 2005

 

Ameaça a uma das ruas mais belas de Porto Alegre

Quem mora em Porto Alegre com certeza conhece ou pelo menos ouviu falar da rua Gonçalo de Carvalho, no limite entre os bairros Independência e Floresta.
Rua tranqüila, de classe média, que apesar de já sofrer com o fenômeno da verticalização - há cada vez mais prédios altos na rua - ainda têm mantidas e conservadas algumas belas casas antigas. E o que mais encanta: é um verdadeiro túnel verde, a menos de um quilômetro do Centro.
Porém, um fantasma ronda esta rua. Há um projeto de se construir, no terreno do Shopping Total (ao fundo do qual passa a Gonçalo de Carvalho) o novo teatro da OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Nada contra a OSPA. Esta instituição merece um teatro à altura de sua importância para Porto Alegre. O problema é outro.
Junto com o teatro, será construído um edifício-garagem com sete andares, sendo dois deles no subsolo. O local é uma pedreira, ou seja, para a escavação do subsolo com certeza será necessário o emprego de dinamite, o que pode ocasionar danos às estruturas dos edifícios vizinhos. Talvez possa ser até pior, pois durante a construção do shopping, em 2002-2003, já se empregou dinamite, o que fazia a região tremer.
Além disso, aumentará - e muito - a poluição atmosférica na área. Os prédios que têm fundos para o terreno do shopping - onde será construído o edifício-garagem - sofrerão com a emissão de gases tóxicos pelos escapamentos dos carros. Sofrerá tambem a rua, com a poluição atmosférica e sonora proporcionada pelo movimento de veículos. E vale lembrar que o edifício-garagem funcionará todos os dias, ininterruptamente, não apenas quando houverem espetáculos no Teatro. Ou seja, os sete andares do estacionamento servirão aos freqüentadores do Teatro, ou para que se possa ampliar o estacionamento do shopping?
Um detalhe importante: originalmente o Teatro seria construído no Cais do Porto, uma zona abandonada do Centro de Porto Alegre. Seria uma bela maneira de revitalizar a região, pois o Teatro levaria movimentação àquele ponto da cidade que é hoje mais freqüentado por assaltantes. Tornaria a região um centro cultural, como se fez para revitalizar as zonas portuárias de outras cidades do mundo. Quando ouço falar em Sydney logo lembro da Opera House, construída na região do porto - aliás, quando falam em Austrália lembro da Opera House antes dos cangurus ou das praias.
Hoje em dia, muitas pessoas ao ouvirem falar de Porto Alegre, lembram do pôr-do-sol do Guaíba. Imaginem como seria mais bela esta lembrança se o Teatro da OSPA fosse construído no Cais do Porto!
Por que hospedar a OSPA naquele acanhado espaço ao lado de um shopping center?
Para anotar na agenda: na próxima terça-feira, dia 20/12, às 19h e 30min, tem consulta pública para decidir sobre a aprovação - ou não - da obra. Será no Salão Paroquial da Igreja Batista, na av. Cristóvão Colombo, 616.
Vamos todos dizer NÃO!
Quem não mora aqui, sinta-se a vontade para mandar suas palavras de apoio!
Para mais informações, acessem os blogs: Amigos da Gonçalo de Carvalho e AMABI (Associação de Moradores e Amigos do Bairro Independência).

Postado no Blog Kardía (http://blogkardia.blogspot.com/)

sexta-feira, dezembro 16, 2005

 

DEFENDA A RUA, POIS ELA É PATRIMÔNIO DE TODOS NÃO SÓ DE QUEM VIVE NELA!



quinta-feira, dezembro 15, 2005

 

VENHA CONOSCO, DEFENDA VOCÊ TAMBÉM! PORTO ALEGRE E SEUS FILHOS AGRADECEM!


 

Ospa e uso da Lei Rouanet!


 

Depois de muita espera e luta, enfim os laudos e relatórios técnicos do empreendimento!

Ontem, após uma espera de cinco dias para poder ter acesso aos laudos e relatórios técnicos sobre o empreendimento da Ospa e do Edifício garagem, pudemos ter acesso a tais documentos, mas infelizmente apenas os relatórios estavam disponíveis para xerocar, o que na minha humilde opinião é um tanto suspeito uma vez que não sei se este é o procedimento tomado nestas ocasiões. Entretanto pude ler os laudos, e com auxílio de um folder da época da restauração e contrução dos prédios do shopping, chegar à conclusão de que os empreendedores do projeto do Shopping Total fizeram propaganda enganosa tanto para as pessoas que compraram o direito de expor mercadorias em suas lojas, bem como para os moradores do entorno do shopping e ainda mais para seus visitantes. No projeto inicial, podemos ver e concluir facilmente que seus estacionamentos deveriam ser arborizados o que não foi seguido, além do mais deveriam haver praças destinadas às crianças na área do shopping, outra coisa que não foi cumprida. Outra pauta do projeto que parece que não está sendo seguida à risca é a preservação dos prédios históricos, uma vez que toda a área do shopping(antiga fábrica da brahma) foi tombada pelo patrimônio histórico. Mas deixando estes fatos lateralmente, estou muito preocupado é com outros fatos relacionados com o novo empreendimento do shopping, este sim pode causar sérios danos não só às estruturas de prédios vizinhos(alguns dos quais estão muito próximos à área na qual serão utilizados os explosivos) bem como danos à nossa tão amada e querida Rua Gonçalo de Carvalho, que segundo o relátorio de tráfego não suportaria a meu ver um aumento estrondoso no fluxo de veículos, além do mais esta área é hoje habitada por muito pássaros que ali em suas árvores encontram abrigo e alimento para sobreviverem; estas árvores cuja idade já é bem avançada também serão prejudicadas devido à pavimentação com asfalto da rua que hoje é apenas calçada com pedras, e esta pavimentação dificultará às plantas que encontrem água para sua sobrevivência uma vez que as águas que provêm das chuvas escoarão pelos bueiros e não chegarão até elas, e além do mais a respiração de suas raízes será prejudicada, e isto acarretará com que elas procurem seus recursos na superfície fazendo com que suas raízes se desloquem e promovam um levantamento das calçadas dificultando o trânsito de pedestres. Será que é isso que queremos para nossa cidade? Já temos tão poucas áreas arborizadas e ainda estão querendo destruí-las? Acho que não somos tão ingênuos de pensar que eles não querem prejudicar nada, em troca de seus interesses mesquinhos e aproveitadores. Fazer uso da mídia em benefício próprio como fez o Sr. Renato Ribeiro, e ainda difamar pessoas de bem, que não querem nada mais que a cidade seja preservada e que não sejam desviados recursos públicos para os bolsos de grandes magnatas que só pensam em seu próprio benefício, e o pior ainda não dar direito de resposta àqueles que se sentiram lesados pelo referido fato que foi divulgado em um programa de sensível audiência em nossa cidade e que até então tinha certa credibilidade. Meus(minhas) senhores(as) o que quero lhes passar é um outro ponto de vista da complicada situação que estamos vivendo em nossa cidade, de um lado temos interesses econômicos(de pessoas mesquinhas que acham que somos um grupo de riquinhos que não gosta de música, posição esta tomada em programa de TV vinculado nesta cidade), e de outro temos o de pessoas que querem o melhor para seu bairro, sua cidade e principalmente suas famílias. Não somos riquinhos como estão querendo nos pintar, somos sim pessoas de classe média conscientes de seus direitos e principalmente de seus deveres para com a cidade que vivem. Somos responsáveis por nossa cidade e pelo seu bem-estar, naõ podemos assim de uma hora para outra subjugar nossa natureza em prol de interesses de um grupo(este sim de riquinhos que não gostam da natureza) que apenas pensa em angariar mais e mais dinheiro não importando às de quê, quem e como. Se você conincidir com minha opinião por favor compareça à consulta popular que será no dia 20 de dezembro no salão da igreja batista, na rua Cristóvão Colombo.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

 

Nesta área NÃO, onde está a responsabilidade à proposta de projeto que eles passaram ao povo e ainda não cumpriram?


 

Atenda este pedido de socorro, não seja negligente consigo mesmo!


 

Vista mui bela de nossa amada rua Gonçalo de Carvalho, uma das melhores ruas para se morar em Porto Alegre!


 

Rua cartão postal no dia da árvore em Poa


 

Edifíco-Garagem X Rua Gonçalo de Carvalho!


Existe um projeto de construção do Teatro da Ospa na área do Shopping Total.
O problema é que junto com isso virá um edifício-garagem de sete pavimentos, sendo dois andares no subsolo. Ficará junto à Rua Gonçalo de Carvalho, uma das mais belas de Porto Alegre. Querem também que todo o fluxo de saída de veículos do shopping seja escoado pela Gonçalo.
Sem ouvir os mordores das redondezas, aprovara o projeto e está faltando apenas a Licença de Instalação. A Rua Gonçalo de Carvalho, com sua árvores e pássaros, será tingida pela poluição com o aumento desordenado de trânsito na rua que insistem em fazer.
Os moradores dos prédios vizinhos, alguns muito antigos, poderão ter suas estruturas abaladas, pois o local é uma pedreira basáltica.
Somos grandes admiradores da Ospa, e nada temos contra ela, como admirável instituição que tanto orgulha a cidade e o estado.

O problema é outro....

A cidade não pode ser propriedade dos grandes grupos econômicos e seus interesses mesquinhos.
A cidade é da população.
Especialmente de nossos filhos e dos que virão depois.
Um grupo de pessoas lançou um movimento contra isso e mais algumas coisas pertinentes.
Estamos solicitando apoio a todos os que tenham o mesmo pensamento que nós. Sejam eles moradores da Rua, do bairro ou da cidade, ou Não.
Nós somos apenas um grupo de pessoas, não um grupo econômico.
Somos pessoas comuns, como você. Mesmo tendo que tarbalhar diariamente em nossas atividades profissionais, estamos usando parte de nosso tempo para exercitar nosso direito de expressr nossa opiniãp com liberdade.

* A Rua Gonçalo de Carvalho, foi eleita a Rua cartão Postal de Porto Alegre no Dia da Árvore.

* Inúmeras variedades de pássaros, inclusive espécies migratórias fazem parte deste cenário.

* Foi eleita como um das cinco melhores ruas para se viver em Porto Alegre.

* A Rua Gonçalo de carvalho não comporta um aumento de trânsio como o previsto. vá lá e comprove você mesmo.

* O proprietário do terreno onde está o Shopping Total é a emprese Taquarussú, de propriedade do Sr. Renato Ribeiro, proprietário do Grupo Jornalístico Caldas Júnior.

* O movimento Porto Alegre Vive, o IAB/RS, Fundação gaia, a AGAPAN e inúmeros outros movimentos e associações que defende a qualidade de vida e a ecologia estão nos apoiando.

* Caso te interesses pelo tema e possas colaborar, mas não de forma financeira, ficaremos muito satisfeitos. pode ser sugestões, participando de manifestações e reuniões de apoio ou simplesmente divulgando a conhecidos nossas opiniões e atos.

* Não se omita. VOCÊ E A CIDADE PERDERÃO MUITO COM ESTAS ALTERAÇÕES. DIA 20 DE DEZEMBRO HAVERÁ CONSULTA PÚBLICA A RESPEITO DESTE TEMA, COMO DETERMINA A SNOSSA LEGISLAÇÃO. VÁ E DEMOSNTRE A SUA OPINIÃO. O local é no salão da Igreja Batista na Avenida Cristóvão Colombo.

*PARTICIPE DEFENDA A CIDADE.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?